Os encantos do Sul da Ilha de Florianópolis
Muitos viajantes que hospedam-se em nosso hotel tem o privilégio de conhecer o norte da ilha de Florianópolis, devido a nossa localização. Mas poucos aventuram-se a conhecer também o sul da ilha.
A ilha da Magia é realmente grande e dependendo da quantidade de dias de hospedagem, pode não ser possível visitar todos os lugares. Todavia, existem lugares que estão próximos geograficamente e que auxiliam que a visitação aconteça no mesmo dia.
Por isso, é importante conhecer e traçar destinos de visitação antes de chegar na cidade, para que você consiga aproveitar ao máximo e levar muitas recordações incríveis da nossa bela Floripa. Para lhe ajudar a traçar ideias para sua programação, separamos alguns dos encantos mais procurados no Sul da Ilha. Confira:
Sul da Ilha: os encantos mais procurados!
Cheio de praias e belezas naturais, o sul da ilha também reserva muito da história da nossa cidade amada. Por isso, encanta tanto os amantes de aventuras, quanto os que buscam um lugar sossegado para aproveitar o dia em família. Alguns dos passeios são recomendados que sejam feitos com companhia, seja de amigos ou família. Principalmente para promover maior segurança e compartilhamento das experiências.
1) Lagoa do Peri
Uma das fontes de água doce da ilha é a bela Lagoa do Peri. O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma região preservada como patrimônio natural, que conta com muita fauna e flora. A preservação e a regeneração da Mata Atlântica original, presente no loca, permite que se encontre diferentes animais típicos da região, como o macaco-prego e a gralha-azul.
Devido a tranquilidade do local e os diferentes espaços públicos é um local indicado para famílias com crianças e que procuram um lugar sossegado para passar o dia. Além do mais, por contar com trilhas ecológicas é possível chegar a cachoeiras e conhecer mais da biodiversidade ali presente. Passeios de barco, caiaque e outros esportes também são frequentes.
Por se tratar de um espaço de alta preservação, o Parque possui o selo de Bandeira Azul, o qual indica uma boa gestão ambiental, qualificação de infraestrutura e segurança.
2) Ilha do Campeche
Sem dúvidas, uma das belezas mais conhecidas de toda a Ilha da Magia pelo cenário paradisíaco que proporciona a todos que visitam. Se não bastasse a vista incrível da praia ao chegar ao local, todo o percurso ate lá garante uma experiência única. Localizada em frente a praia do Campeche, a Ilha do Campeche é altamente buscada por turistas em alta e média temporada, que através de balças e barcos conseguem chegar a região e aproveitar de um ecossistema rico em diversidade.
Todavia, os valores de transporte variam conforme a estação e a demanda, e existem algumas regras para a utilização do espaço da praia na ilha, afim de garantir a preservação e a limpeza do local. Durante o verão são permitidas quase 800 pessoas por dia, com direito a mergulhos em meio aos peixes, encontro com golfinhos e águas cristalinas. É uma daquelas experiências que ficam para a vida toda e certamente te fará querer voltar sempre.
3) Trilha da Lagoinha do Leste
Se você ama aventuras que lhe proporcionem vistas exuberantes esse passeio é para você. A Lagoinha do Leste é uma praia localizada no sul da ilha com águas bem agitadas, principalmente pelo aspecto de estar em mar aberto. Desta forma, é procurada por turistas aventureiros, surfistas, amantes de trilhas e acampamentos. Como aspecto de preservação, só é possível chegar ao local de barco ou a pé, através de trilhas.
Devido a grande procura, as trilhas são bem sinalizadas, mas não engane-se: elas demandam bastante esforço físico e não são recomendadas para pessoas que tenham dificuldades em percursos longos e/ou com subidas. São duas as possíveis trilhas para chegar ao local. A primeira é a do Pântano do Sul, com percurso de cerca de 1(uma) hora. A segunda é a partir da Praia do Matadeiro e mesmo sendo a mais longa – cerca de 2 horas à 2 horas e meia – é a mais escolhida para aqueles que desejam aproveitar uma bela vista no decorrer do caminho.
4) Vila Gastronômica do Ribeirão da Ilha
É sempre interessante conhecer a cultura do local que você visita, para muitos visitantes há um sentimento de maior aproximação com a cidade ao fazerem isso. O Ribeirão da Ilha é conhecido por manter seu aspecto geográfico original, com construções antigas e coloridas, ruas estreitas e a igreja como centro do bairro. Por isso, a visitação ao local promove aquele ar de “voltar no tempo” e vivenciar um pouco da colonização e da história da região.
O local também é maravilhoso para quem busca uma rota gastronômica, por contar com restaurantes de comidas típicas da região e com muitos frutos do mar.
Gostou das dicas?
Que tal programar sua próxima viagem à bela Floripa?
Conheça nossos pacotes para os próximos feriados, clicando aqui.